Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras arte criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos reais, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.
No cinema, ficção é o gênero que se opõe ao documentário. Existe no cinema e em televisão um gênero híbrido designado docuficção.
É um tanto difícil estabelecer limites sobre o que pode ser ficcional, e o que pode ser uma “interpretação real”. A Enciclopédia Larousse define ficção como “ato ou efeito de simular, fingimento; criação do imaginário, aquilo que pertence à imaginação, ao irreal; fantasia, invenção”.
fonte: Wikipedia
É sobre ficção, é sobre interpretação da realidade? Isso pode se tornar realmente chato, essa discussão. Criamos ficção porque somos capazes de sonhar. Criamos ficção porque não estamos satisfeitos com a realidade? A realidade, variável, vulnerável. A minha é para mim preciosa como a vossa o é, e nós sabemos, que o que podemos perceber da realidade é muito pouco perto do que realmente é. A ficção é resultado dessa percepção, é um resultado de interpretação e expressão. A expressão é tão valiosa, é um direito, é uma obrigação? É como um rim: percebe, absorve a realidade; interpreta e processa essa realidade; filtra novamente a informação, seleciona, manda de volta para o mundo, expressa; em forma de ficção, em forma de realidade, simplesmente expressão."[...] tem gente que gosta de blog [...]"
Muito bom seu Blog, também, tudo que você faz fica bom ^^.
ResponderExcluir